Difusão dos estudos de Arno Stern no Brasil

Um novo olhar sobre o gesto, o traço e o jogo

IMG_9622.JPG

SORAYA LUCATO

 

Formada em artes cênicas pela EAD/ECA – USP. Licenciada em Artes Visuais pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, trabalhou como professora de teatro e de artes plásticas por muitos anos em Institutos de recuperação de menores infratores, crianças em situação de risco,  crianças em comunidades desfavorecidas e em escolas do Estado de São Paulo.  Trabalhou como formadora e coordenadora de professores de artes visuais na FDE e na Secretaria do Menor. Foi gerente de ação cultural da Fnac Brasil por 13 anos.

 

Em 2010 conheceu o trabalho de Arno Stern e se formou com ele no IRSE, em Paris, onde pode modificar seu modo de ver e de se comunicar com crianças e adolescentes. Nesse mesmo ano montou seu ateliê em São Paulo, seguindo os moldes do “Closlieu” de Stern, onde pode implantar no Brasil essa forma de expressão por meio do desenho/pintura. Suas investigações sobre o desenvolvimento do traço a levaram a escrever artigos e estudos sobre o que Arno chama de Formulação, ou seja, o desenvolvimento natural do traço e do desenho desde a primeira infância até a idade adulta. Esse estudo tem sido feito em seu ateliê e também no Colégio onde leciona, em São Paulo.

 

Em 2017 fez a Formação em “Educacion Creadora” com  Miguel Castro e Vega Martin, em Bilbao, na Espanha, onde ampliou seu conhecimento sobre a aplicação da Educação Criadora na Argila e no Movimento. Nesse ano realizou também uma pesquisa na Espanha, Itália e França sobre o desenvolvimento do traço pelos estudos de Arno Stern.

 

Atualmente tem ampliado seu interesse pela Formulação e passou a liderar o 1º grupo de estudos de Semiologia da Expressão no Brasil. É também instrutora e formadora de Educação Criadora no Brasil, atuando também na América do Sul como divulgadora do trabalho de Arno Stern.

IMG_9760.jpg